Vamos lá!!!
Para começar, precisamos saber: O que é o Lúdico?
O LÚDICO é de origem no latim "LUDUS" que significa jogos.
O Lúdico faz parte da atividade humana que caracteriza-se por ser espontâneo, funcional e satisfatório.
O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar.
Os conteúdos lúdicos são muito importantes na aprendizagem. Isto porque é muito importante incutir nas crianças a noção que aprender pode ser divertido. As iniciativas lúdicas nas escolas potenciam a criatividade, e contribuem para o desenvolvimento intelectual dos alunos.
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Através do brincar, a criança desenvolve sua coordenação motora, habilidades visuais e auditivas, raciocínio criativo e inteligência.
Foi comprovado que a criança que não tem grandes oportunidades de brincar e com quem os pais raramente brincam, sofrem um bloqueio e uma ruptura em seus processos mentais.
É por meio do lúdico que as crianças expressam seus sentimentos, desejos e paixões, da mesma forma em que interagem com as demais, trocam experiências, constroem seus próprios conhecimentos e contribuem para que os outros colegas aprendam.
A necessita ter momentos lúdicos durante os quais possam aprender brincando, ou seja, desenvolvendo a imaginação, a socialização e a atenção, e também adquirindo novas experiências.
A importância desse tema é entender que aprender deverá provocar sentimentos de grande prazer às crianças, pois em nenhum momento o aprendizado lhes sugere ser entediante. Aprender é parte de sua vida, ou
melhor dizendo, é parte principal da sua vida. Brincar, para elas, é aprender, e
aprender é brincar.
A importância da ludicidade
na melhoria do processo de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do
ensino fundamental; e como objetivos específicos: entender o que é ludicidade;
verificar a importância, a função e a necessidade da ludicidade para as
crianças dos anos iniciais do ensino fundamental; analisar a importância do
lúdico na construção do processo ensino aprendizagem das crianças dos anos
iniciais; detectar desafios e possibilidades de incluir a ludicidade no
planejamento e na prática dos professores dos anos iniciais
É de fundamental importância fundamentar o tema e a prática das aulas,
com brincadeiras lúdicas com as crianças. A ludicidade tenta salvar a
criatividade das crianças, mostrar o quanto é bom brincar se divertir conhecer
coisas novas, resgata o direito à infância que foi “roubado” com as tecnologias,
4
que prendem as crianças, onde elas nem brincar querem mais, ficam presas e
esquecem da sua infância.
Percebe-se, que quando as crianças começam a frequentar aos anos
iniciais, elas necessitam que o lúdico esteja presente em sua rotina. Apesar de
que nos anos iniciais a preocupação maior seja alfabetizar, lúdico, jogos e
brincadeira, não pode ser visto só como papel da educação infantil, porque a
criança para aprender ela precisa associar, conviver, trocar ideias e interagir
com o próximo, precisa aprender a esperar, para falar, precisa começar a
entender as regras do convívio social.
Todos usam o
lúdico em sala de aula, e acreditam ser indispensável a possibilidade de
trabalho sem a ludicidade, acredita-se que com as brincadeiras é possível
conquistar, e ensinar uma criança. Enfrenta-se vários desafios nos dias de hoje, com crianças em sala de
aula, uma delas pode até ser por elas estarem mais cedo matriculadas na
escola, e por isso ficam mais tempo longe de suas famílias. Mas com as
brincadeiras podem resgatar o amor e afeto das crianças, envolvendo-se em
grupo e formando um laço muito grande de amizade afeto, companheirismo,
ensinando a criança, a se tornar afetivo, criativo e um ser que se valoriza, e
valoriza a sua sociedade, desde a primeira fase de sua vida , que é infância.
Conclui-se que o lúdico é uma possibilidade prática de vivência e
aprendizagem, podemos trabalhar a construção e o respeito às regras, ensinar
a pensar, a criar, a conquistar sua própria autonomia e ser feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário