terça-feira, 28 de maio de 2019

Ludicidade


Vamos lá!!!

Para começar, precisamos saber: O que é o Lúdico?

O LÚDICO é de origem no latim "LUDUS" que significa jogos.


O Lúdico faz parte da atividade humana que caracteriza-se por ser espontâneo, funcional e satisfatório.

O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar.

Os conteúdos lúdicos são muito importantes na aprendizagem. Isto porque é muito importante incutir nas crianças a noção que aprender pode ser divertido. As iniciativas lúdicas nas escolas potenciam a criatividade, e contribuem para o desenvolvimento intelectual dos alunos.


A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR


Através do brincar, a criança desenvolve sua coordenação motora, habilidades visuais e auditivas, raciocínio criativo e inteligência.

Foi comprovado que a criança que não tem grandes oportunidades de brincar e com quem os pais raramente brincam, sofrem um bloqueio e uma ruptura em seus processos mentais.

                             

É por meio do lúdico que as crianças expressam seus sentimentos, desejos e paixões, da mesma forma em que interagem com as demais, trocam experiências, constroem seus próprios conhecimentos e contribuem para que os outros colegas aprendam.

A necessita ter momentos lúdicos durante os quais possam aprender brincando, ou seja, desenvolvendo a imaginação, a socialização e a atenção, e também adquirindo novas experiências.

A importância desse tema é entender que aprender deverá provocar sentimentos de grande prazer às crianças, pois em nenhum momento o aprendizado lhes sugere ser entediante. Aprender é parte de sua vida, ou melhor dizendo, é parte principal da sua vida. Brincar, para elas, é aprender, e aprender é brincar.

A importância da ludicidade na melhoria do processo de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; e como objetivos específicos: entender o que é ludicidade; verificar a importância, a função e a necessidade da ludicidade para as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental; analisar a importância do lúdico na construção do processo ensino aprendizagem das crianças dos anos iniciais; detectar desafios e possibilidades de incluir a ludicidade no planejamento e na prática dos professores dos anos iniciais


É de fundamental importância fundamentar o tema e a prática das aulas, com brincadeiras lúdicas com as crianças. A ludicidade tenta salvar a criatividade das crianças, mostrar o quanto é bom brincar se divertir conhecer coisas novas, resgata o direito à infância que foi “roubado” com as tecnologias, 4 que prendem as crianças, onde elas nem brincar querem mais, ficam presas e esquecem da sua infância.

Percebe-se, que quando as crianças começam a frequentar aos anos iniciais, elas necessitam que o lúdico esteja presente em sua rotina. Apesar de que nos anos iniciais a preocupação maior seja alfabetizar, lúdico, jogos e brincadeira, não pode ser visto só como papel da educação infantil, porque a criança para aprender ela precisa associar, conviver, trocar ideias e interagir com o próximo, precisa aprender a esperar, para falar, precisa começar a entender as regras do convívio social. 

Todos usam o lúdico em sala de aula, e acreditam ser indispensável a possibilidade de trabalho sem a ludicidade, acredita-se que com as brincadeiras é possível conquistar, e ensinar uma criança. Enfrenta-se vários desafios nos dias de hoje, com crianças em sala de aula, uma delas pode até ser por elas estarem mais cedo matriculadas na escola, e por isso ficam mais tempo longe de suas famílias. Mas com as brincadeiras podem resgatar o amor e afeto das crianças, envolvendo-se em grupo e formando um laço muito grande de amizade afeto, companheirismo, ensinando a criança, a se tornar afetivo, criativo e um ser que se valoriza, e valoriza a sua sociedade, desde a primeira fase de sua vida , que é infância. Conclui-se que o lúdico é uma possibilidade prática de vivência e aprendizagem, podemos trabalhar a construção e o respeito às regras, ensinar a pensar, a criar, a conquistar sua própria autonomia e ser feliz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário